derma

A Pele

A pele humana é o revestimento externo do corpo. Em humanos, é o maior órgão do corpo. A pele tem várias camadas de tecido e protege os músculos subjacentes, ossos, ligamentos e órgãos internos. A pele humana é semelhante da maioria dos outros mamíferos, exceto que ele não está protegido por camada de pelos muito grossa. Apesar de quase toda a pele humana ser coberta com folículos pilosos, ele pode aparecer sem pêlos. 
Em humanos, pigmentação da pele varia entre populações, e tipo de pele pode variar de seca, a oleosa. Tal variedade de pele fornece um habitat rico e diversificado para bactériasesse número aproximadamente 1000 espécies de 19 filos.

 

Funções
A Pele desempenha as seguintes funções:
  • Proteção: uma barreira anatômica de patógenos e danos entre o ambiente interno e externo na defesa corporal; Células de Langerhans na pele fazem parte do sistema imune-adaptativo.
  • Sensação: contém uma variedade de terminações nervosas que reagem ao calor e frio,toque, pressão, vibração e lesão tecidual;
  • Regulamento do calor: a pele contém um suprimento de sangue muito maior do que suasexigências que permite um controle preciso de perda de energia por radiação, convecção econdução. Dilatação dos vasos sanguíneos aumentar a perfusão e heatloss, enquanto naviosconstringidos extremamente reduzem o fluxo sanguíneo cutâneo e conservar o calor.
  • Controle de evaporação: a pele fornece uma barreira relativamente seca e semi impermeável à perda de líquidos. [4] a perda desta função contribui para a perda maciça defluido em queimaduras.
  • Estética e comunicação: outros vêem a nossa pele e pode avaliar o nosso humor, estadofísico e atratividade.
  • Armazenamento e síntese: atua como um centro de armazenamento de lipídios e água, bemcomo um meio de síntese de vitamina D por ação de UV em determinadas partes da pele.
  • Excreção: suor contém uréia, no entanto, sua concentração é 1/rua 130 de urina, portanto,excreção pelo suor é no máximo uma função secundária para regulação da temperatura.
  • Absorção: as células compreendendo as ultraperiféricas 0.25-0.40 mm da pele são “quaseque exclusivamente fornecido pelo oxigênio externo”, embora a “contribuição para arespiração total é insignificante”. [9] Além disso, o medicamento pode ser administradoatravés da pele, por pomadas ou por meio de remendo adesivo, como o adesivo de nicotinaou iontoforese. A pele é um importante local de transporte em muitos outros organismos.
  • Resistência à água: A pele age como uma barreira resistente à água para nutrientesessenciais não são lavados fora do corpo.

Fonte: